O meu nome é Carla Almeida sou Psicóloga Clínica e da Saúde, Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos com a Cédula Profissional nº 23053.
Estágio Profissional em Psicologia Clínica e da Saúde na Especialidade da Psicogerontologia, desenvolvido na ERPI (Estrutura Residencial para Idosos) de Évora, pertencente à Fundação Obra de São José Operário (OSJO).
Mestrado em Psicologia – Especialidade Psicologia Clínica e da Saúde (Universidade de Évora).
Estágio Curricular em Psicologia Clínica e da Saúde na Unidade de Intervenção Local (UIL) de Évora inserida na Divisão de Intervenção nos comportamentos aditivos e nas dependências da Administração Regional de Saúde do Alentejo.
Formadora e E-Formadora certificada (CCP n º EDF 411920/2006 DCR) em: liderança, gestão de equipas, gestão de conflitos, relacionamentos interpessoais, autodesenvolvimento, comunicação interpessoal/ assertiva, etc.
Áreas de atuação: Pessoas de todas as idades, individualmente ou em grupo ao nível do Autoconhecimento/ autodesenvolvimento; Estimulação cognitiva e PNL (Programação NeuroLinguística – adultos); Burnout (stress laboral); Bullying; Depressão; Ansiedade; Dificuldade de relacionamento (afetivo, social, profissional e familiar); Doenças prolongadas (cancro, sida, dor crónica); Mobbing (assédio laboral); Psidoeducações; Relacionamentos abusivos (narcísicos, tóxicos); Toxicodependência e Alcoolismo; Violência doméstica/sexual; Luto; Envelhecimento saudável; Doenças da 3ª idade (Demências de Alzheimer, Vasculares e Doença de Parkinson); (Psico)terapia no ajustamento e adaptação a mudanças e fatores de stress relacionados com a velhice e/ou institucionalização do idoso.
Formações específicas: Cuidados Paliativos; Intervenção com Crianças e Jovens de Risco; Gestão de Stress Profissional; Relações Interpessoais; Supervisão para a prática da Psicologia; Rastreio, avaliação e intervenção nas demências.
A (psico)terapia é um espaço onde podemos e devemos refletir sobre nós, sobre as nossas ambições, trilhos, objetivos, … é o local onde escolhemos ter tempo para nós, para nos percebermos, nos aprendermos e nos aceitarmos. Por isso interessa-me acima de tudo a pessoa em si, a sua história, as suas dificuldades, mas também os seus recursos e potencialidades.
Assim o meu papel enquanto Psicóloga Clínica e da Saúde é, numa relação empática e através de uma atuação eclética, flexível e humanista- existencial, acompanhar a pessoa a refletir sobre as suas questões, auxiliando-a a percorrer um caminho em busca de um melhor conhecimento de si própria e ajudando-a a viver de forma mais feliz, saudável e eficaz, munindo-a de ferramentas, técnicas e competências na busca das suas próprias soluções e alternativas à resolução dos seus conflitos ou dificuldades.